Análise Ágil de Requisitos de Software com Casos de Uso e Estórias do Usuário

Análise de Requisitos é uma disciplina da Engenharia de Software que faz parte do PFPAN – Programa de Formação de Profissionais em Análise de Negócio. Este curso foi planejado para profissionais que trabalham em organizações de desenvolvimento de sistemas de informação, atuando no detalhamento e especificação dos requisitos do cliente que foram elicitados por ocasião da Análise do Negócio (uma visão corporativa). O curso ensina técnicas de elicitação e especificação de requisitos de software num nível de granularidade necessária e suficiente para que o time de desenvolvimento construa a aplicação de software com as características solicitadas.

O curso apresenta técnicas tradicionais de elicitação de requisitos (para profissionais que ainda não usam metodologias ágeis), bem como técnicas de identificação de Estórias do Usuários para aqueles que usam metodologias ágeis tais como SCRUM, XP – eXtreme Programming e FDD – Feature Driven Development.

 

Programa do curso:

  • Conceitos sobre Requisitos Funcionais e Não-Funcionais.
  • Conceitos sobre Restrições de Design.
  • Conceitos sobre Regras de Negócio.
  • Tipos de Regras de Negócio.
  • Classificação e caracterização dos stakeholders.
  • Classificação dos requisitos quanto à sua natureza e quanto ao nível de abstração.
  • Features como forma de descrever requisitos do usuário.
  • Como descrever Features.
  • Conceitos introdutórios sobre Casos e Uso.
  • Como criar o Modelo de Casos de Uso a partir das Features da solução.
  • Como elicitar Casos de Uso a partir do Modelo de Domínio (Modelo Conceitual de Dados).
  • Como elicitar Regras de Negócio a partir do Modelo de Domínio.
  • Como elicitar Casos de Uso a partir do Diagrama de Máquina de Estado.
  • Como descrever Casos de Uso (formato tradicional).
    • Fluxos de eventos (fluxo básico, fluxo alternativo e fluxo de exceção).
    • Transações de casos de uso.
    • Como estimar a complexidade de casos de uso.
    • Estruturação do Modelo de Casos de Uso: Include, Extend e Generalização.
  • Como descrever Casos de Uso com Diagrama de Atividades.
    • Como criar Diagramas de Atividades para descrever os cenários do casos de uso.
    • Quando é necessário usar Diagramas de Atividades.
    • Como identificar requisitos funcionais a partir do Diagrama de Atividades.
  • Casos de Uso essenciais.
    • O que é Casos de Uso essenciais.
    • Como fazer a descrição de Casos de Uso essenciais.
    • Quando a descrição essencial é adequada.
  • Estórias do Usuário.
    • O que é Estória do Usuário.
    • Como descrever Estórias do Usuário.
    • Estórias do Usuário X Requisitos X Restrições X Regras de Negócio.
    • Níveis de abstração das Estórias do Usuário (Temas, Épicos, Estórias).
    • Como decompor Estórias do Usuário Épicas em Estórias de mais granulares com detalhes necessários para serem aplicados em Sprints do SCRUM.
    • Como identificar Estórias do Usuário a partir da descrição de Casos de Uso.
    • Como identificar Estórias do Usuário a partir da Interface gráfica.
    • Como definir critérios de aceitação de Estórias do Usuário.
    • Como estimar Estórias do Usuário.
    • Como compor o Product Backlog.
    • Kanban.
  • Projeto de interface gráfica do usuário
    • Requisitos de Usabilidade.
    • Criação de um breafing.
    • Como identificar requisitos funcionais, requisitos de usabilidade e regras de negócio a partir do protótipo da interface gráfica.
    • Mapa de navegação através do diagrama de máquina de estado.
  • ISO-9126-1 como padrão de requisitos de software.

 

Carga horária

  • 24 horas (3 sábados de 8 horas): de 09:00 as 18:00 com uma hora de almoço.

Contato

Se você estiver interessado, entre em contato conosco

Prof. Evandro Moreira Pinto

  • E-mail: evandro.wm2@gmail.com
  • Celular: (11) 98629-6060

Veja Calendário de Treinamento em São Paulo

Conheça no PFPAN – Programa de Formação de Profissionais em Análise de Negócio

Veja as promoções disponíveis

Conheça nosso portfólio de treinamentos