BPM – Business Process Management (Gestão de Processos de Negócio)

Gerenciamento de Processo de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

O objetivo do BPM é acompanhar sistematicamente como os recursos (físicos, financeiros, humanos, tecnológicos etc) de uma organização são alocados e convertidos em ações operacionais na busca das metas organizacionais alinhadas às metas estratégicas da empresa.

As soluções de BPM são vistas como aplicações cujo principal propósito é medir, analisar e otimizar a gestão do negócio da empresa. Essas soluções podem fornecer infraestrutura para analisar e implementar os processos de negócios, objetivando reduzir o TCO (Total Cost of Ownership) e reorganizar a companhia, para otimizar desempenho.

O objetivo do curso é proporcionar uma visão abrangente e integrada dos princípios, modelos e estruturas para a adequada modelagem dos processos de negócio de uma empresa. Focará nos aspectos voltados para o negócio, abordando assuntos tais como modelagem, análise, desenho e medição de processos de negócio de uma organização.

Público-alvo

Gerentes de processos, donos de processos, analistas de negócio, analistas de processos, analistas de processos de TI, arquitetos de processos, designers de processos, usuários de processos, profissionais de negócio envolvidos em iniciativas de processos.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos sobre processos de negócio, obtidos através do envolvimento com questões de modelagem, gerenciamento ou controle de processos, regras de negócio e otimização organizacional.

Conteúdo programático

  • Conceitos Gerais sobre BPM:
    • BPM CBOK – BPM Corpo Comum de Conhecimento;
    • Papel do Analista de Processos de Negócio;
    • Competências básicas;
    • Conceitos de modelagem.
  • Emoldurar Processos (diagnostico dos processos)
    • Identificar modelo organizacional e funções associadas;
    • Identificação inicial de Requisitos do negócio;
    • Identificação inicial de Regras de negócio;
    • Descobrir atores, entidades e stakeholders (e proprietários, se houver);
    • Identificar perspectivas de stakeholders;
    • Identificar interações;
    • Mapeamento de processos;
    • Modelo estendido de Eriksson-Penker;
    • Listar atividades dentro do escopo, indicando o tempo de execução de cada atividade/tarefa;
    • Identificar os custos dos processos;
    • Descobrir indicadores operacionais para cada processo;
    • Relacionar indicadores operacionais com indicadores estratégicos;
    • Identificar fatores críticos de sucesso;
    • Identificar problemas (retrabalhos, gargalos) de atividades e tarefas;
    • Avaliar o nível de qualidade da saída do processo.
    • Gerenciamento de requisitos de negócio;
    • Gerenciamento de regras de negócio;
  • Modelagem: Modelo AS-IS;
    • Mapa Geral de Processos;
    • Modelo AS-IS;
    • Notação BPMN e EPC;
    • Atualização de Regras de Negócio e Requisitos de Negócio;
    • Avaliação de habilitadores de processo;
    • Matriz de rastreamento requisitos de negócio x requisitos de informação (funcionais e não funcionais);
    • Avaliação de impacto sobre stakeholders.
  • Modelagem: Modelo TO-BE;
    • Redesenho de diagramas (aplicando técnicas, ferramentas e boas práticas);
    • Matriz de papéis x responsabilidades;
    • Definição de (novas) metas, indicadores e métricas;
    • Matriz de rastreamento de requisitos de negócio x atividades / processos;
    • Matriz de rastreamento de regras de negócio x atividades / processos (ou FAD para cada atividade);
    • Matriz de rastreamento de Casos de Uso (sistema) x atividades;
    • Mapa Geral de Processos incluindo Pacotes de Caso de Uso;

Carga Horária

  • 32 horas (4 sábados de 8 horas – de 09:00 as 18:00 com uma hora de almoço).

Local.

O curso pode ser ministrado em todo território nacional, nas seguintes modalidades:
  • Cursos fechados (in company).
  • Cursos abertos ao público de São Paulo (capital).
  • Cursos abertos em qualquer cidade de qualquer Estado Brasileiro promovidos através dos nossos parceiros.

Na modalidade in company o conteúdo programático de cada curso pode ser customizado para atender às reais necessidades da empresa contratante.

 

Contato

Se você estiver interessado, entre em contato conosco

Prof. Evandro Moreira Pinto

  • E-mail: evandro.wm2@gmail.com
  • Fixo: (11) 2361-4924
  • Celular: (11) 98629-6060

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